Share this post

Na última década, vimos a rápida expansão de uma nova e corajosa tendência, e sua popularidade continua a crescer exponencialmente. Por que os escritórios de coworking estão se tornando mais atraentes para freelancers, empreendedores e empresas a cada ano?

Curiosamente, o coworking está afetando o conceito de trabalhar em geral, passando do método coercitivo de ficar sentado em uma mesa o dia todo para uma abordagem mais flexível, onde as pessoas podem trabalhar e também socializar. Isso ocorre porque os espaços de coworking atendem às necessidades de funcionários e profissionais autônomos que desejam inovar, desejam expandir seus negócios e encontrar novas oportunidades de rede para colaboração futura.

No mundo do trabalho de hoje, o ambiente em que as pessoas estão trabalhando não é menos importante que o próprio trabalho. Localização, pessoas, atmosfera – todos esses fatores desempenham um papel significativo em termos de aumento (ou minimização) da produtividade. Os espaços de coworking ajudam a alinhar pessoas, tecnologias e trabalhar em um triângulo simbiótico, o que levou à sua adoção principal em escala global.

À medida que o advento dos espaços de coworking continua a florescer, vamos dar uma olhada no que estará no radar da indústria em 2020.

O modelo comunitário mais diversificado

Os espaços de coworking serão favorecidos não apenas entre startups, freelancers e empreendedores recém-nascidos, mas também entre empresas maiores. Isso ocorre porque muitas grandes empresas estão reconhecendo os benefícios do uso de escritórios compartilhados, como trabalhar com várias equipes menores lado a lado.

Há também uma tendência no setor de escritórios flexíveis de criar espaços de coworking focados em campos específicos. Faz sentido em atrair as pessoas certas e levá-las a bordo com uma certa cultura da indústria. O objetivo deste modelo é impulsionar o pensamento criativo e instigar a atmosfera de verdadeira colaboração, com o objetivo de aumentar a produtividade de todos os funcionários.

Uma abordagem diversificada ao coworking ajuda empresas de todos os tamanhos a criar uma comunidade de rede robusta, expandi-la continuamente, debater novas idéias com equipes com idéias semelhantes e encontrar mais inspiração.

A Internet das Coisas para aprimorar o gerenciamento do espaço de trabalho

Enquanto a demanda por espaços de coworking eficientes e confortáveis ​​deve aumentar em 2020, o mesmo ocorre com a necessidade de que os espaços sejam equipados com as mais recentes tecnologias. Com o desenvolvimento de novos dispositivos sem fio e a integração do software de gerenciamento de espaço, os gerentes de coworking estão enfrentando o desafio, que está criando mais suporte específico para o setor de coworking.

Os proprietários dos espaços de trabalho se concentrarão mais em trazer a tecnologia da IoT para os espaços de coworking para transformá-los em áreas mais inteligentes e dinâmicas. As tecnologias de ponta terão um papel fundamental em termos de controle do ambiente de um local de trabalho por meio de uma única interface, começando com calendários sincronizados e painéis interativos. Essas inovações nos espaços de coworking permitirão o uso contínuo do escritório e a melhoria contínua.

Mais automação, menos interferência humana

O ano de 2020 será sobre automação, o que levará a uma nova sensação e aparência nos espaços de trabalho compartilhados. Os espaços de coworking começarão a ficar ainda mais equipados em termos de como eles atendem às necessidades dos colegas de trabalho com tecnologia. Muitos espaços começarão a oferecer novas alternativas ao que os escritórios tradicionais não podem fornecer.

Dispositivos inteligentes e vários sensores de movimento permitirão a regulação remota da iluminação ou o controle do clima (por exemplo, com base no movimento das pessoas). Com a ajuda de tecnologias automatizadas, como sensores de umidade, as temperaturas do escritório serão melhor reguladas, mantendo uma qualidade do ar mais consistente nos espaços de coworking.

A automação remota também afetará a maneira como as salas são usadas. Por exemplo, os gerentes de escritório podem se envolver no rastreamento em tempo real para identificar quais locais são os mais populares ou quais exigem melhorias.