Share this post

Por que o trabalho em casa não é o paraíso sem estresse, comuta e sem pijamas que eu sempre esperava? Infelizmente, um grande número de freelancers faz essa pergunta e chega à mesma conclusão preocupante: o trabalho doméstico pode ser solitário, isolante, distraído e desmotivador.

Muitos dos que trabalham em casa chegam à conclusão indesejada de que sua empresa pode acabar sofrendo por serem presos em casa. É claro que muitos freelancers florescem em casa e as vantagens são claras: sem aluguel de escritório, sem deslocamento estressante e sem cubículo deprimente. No entanto, para uma grande proporção de trabalhadores domésticos, as armadilhas superam os benefícios e, muitas vezes, os benefícios não são tão benéficos para os negócios.

A falta de interação humana pode deixar os freelancers se sentindo isolados e solitários. Embora evitar a política do escritório e chefes horríveis pareça divino, precisamos da interação humana para manter o ânimo alto e isso sempre será mais difícil de conseguir em casa. A princípio, o conforto do lar pode parecer um luxo, mas eles logo podem se tornar perturbadores e desmotivadores. Deitar no sofá, de pijama, na segunda-feira de manhã (como você provavelmente fez na sua preguiçosa tarde de domingo) dificilmente desperta o espírito empreendedor e exigente necessário para ter sucesso. Além disso, as distrações e tarefas domésticas tornarão mais difícil o foco em suas tarefas. Embora o deslocamento e o escritório possam parecer miseráveis, o delineamento entre a vida doméstica e a vida profissional é realmente essencial para nos ajudar a trabalhar adequadamente e a relaxar adequadamente.

O aumento maciço do coworking é em parte porque os espaços de coworking oferecem aos freelancers uma solução para esses problemas. À medida que a força de trabalho remota continua a crescer, mais e mais trabalhadores provavelmente escolherão os espaços de coworking. O fato de o crescimento do coworking não mostrar sinais de desaceleração não apenas serve para provar que esses espaços oferecem uma solução para os problemas dos trabalhadores domésticos, mas que são benéficos para os freelancers em geral por várias razões.

Produtividade aprimorada

Aqueles que passam tempo nos espaços de coworking relatam consistentemente aumentos de produtividade. Esse aumento de produtividade provavelmente é resultado direto do fato de que os espaços de coworking oferecem o oposto dos aspectos desmotivadores da lição de casa. Eles dão aos freelancers a oportunidade de se levantarem e saírem de casa de manhã e seguirem para um local de trabalho real – em vez de voltarem para o sofá. Uma vez no espaço de coworking, os freelancers não se distrairão com as tarefas domésticas, mas serão revigorados pela atmosfera vibrante e profissional. Em vez de ter apenas um gato para a empresa, os freelancers serão cercados por empreendedores e freelancers cujo espírito será contagioso.

Essa combinação de estrutura, foco e ambiente de trabalho positivo é o que essencialmente garante uma melhoria acentuada da produtividade para o freelancer médio. Os espaços de coworking foram criados para manter a liberdade que os freelancers desfrutam, além de fornecer a estrutura e a comunidade necessárias para o sucesso. Manter um dia de trabalho estruturado e disciplinado enquanto estiver em casa pode ser uma tarefa surpreendentemente difícil, enquanto a estrutura embutida de um espaço de coworking proporcionará essa acentuada melhoria na produtividade.

Benefícios financeiros

Claramente, trabalhar em casa é mais barato do que trabalhar em um espaço de coworking. A vantagem de não ter que pagar pelo seu espaço de trabalho é óbvia e inegável. No entanto, é quando esse espaço não pode mais ser descrito como um espaço de trabalho que sua relação custo-benefício fica menos clara. Não ser capaz de se concentrar e se concentrar em breve pode ter um efeito prejudicial em sua produção, o que, por sua vez, pode ter um efeito prejudicial em seus ganhos.

Em primeiro lugar, os escritórios compartilhados são a opção mais econômica, especialmente para freelancers ou startups. Além disso, eles têm termos flexíveis, o que significa que os freelancers podem pagar para usá-los tão pouco quanto uma ou duas vezes por mês, se isso é tudo o que podem pagar. Em segundo lugar, como mencionado, a capacidade de focar corretamente melhorará sua saída, que só tem ramificações positivas quando se trata de seu poder aquisitivo. Além disso, as oportunidades de rede disponíveis são tão vastas que podem ajudar enormemente a expandir sua empresa. Por fim, os espaços de coworking geralmente são construídos para ajudar seus membros a ter sucesso e, como resultado, ganhar mais dinheiro.

É por isso que os espaços de coworking, embora claramente mais caros que o trabalho doméstico, devem ser vistos como investimentos em seus negócios ou empresa.

Moral melhorada

Enquanto os trabalhadores domésticos tendem a ficar isolados ou solitários, os colegas de trabalho estão em constante contato com pessoas motivadas e com a mesma opinião. Por mais confortável que você esteja trabalhando sozinho, somos criaturas sociais e o isolamento logo se tornará problemático para qualquer freelancer. O coworking oferece uma solução clara e óbvia para esse problema. Ao ingressar em um espaço de coworking, você compartilhará seu espaço de trabalho com pessoas como você e criará relacionamentos comerciais e amizades pessoais. Em vez de terminar o dia se sentindo cansado e desesperado pela companhia, você passará o dia desfrutando de interações com freelancers divertidos e inspiradores como você.

Muitos podem responder que uma das vantagens de trabalhar em casa é evitar a política do escritório e colegas desagradáveis. Isso parece justo o suficiente, mas as coisas realmente são diferentes em um espaço de coworking. Os colegas de trabalho não são forçados a ficar juntos, eles escolhem ficar juntos. Os colegas de trabalho não são obrigados a colaborar, eles escolhem fazê-lo. As hierarquias típicas dos escritórios tradicionais não são encontradas nos espaços de coworking. É uma combinação dessas hierarquias e trabalhadores unidos que tende a alimentar problemas de escritório. Por outro lado, os colegas de trabalho trabalham todos por si mesmos, eliminando, assim, qualquer relacionamento hierárquico no espaço. Depois disso, todos são livres para interagir com quem eles querem ou não.

Trabalho em rede

Como ficou claro, as oportunidades de networking e colaboração são abundantes nos espaços de coworking. A conquista de contatos pode ser vital para o sucesso da sua empresa, seja ela qual for. Criar contatos profissionais pode parecer impossível quando se trabalha em casa, enquanto as pessoas que ingressam nos espaços de coworking geralmente não conseguem deixar de construir sua rede. Os espaços são projetados essencialmente para promover interações com seus colegas de trabalho. Os espaços de coworking costumam sediar eventos e funções, o que apenas ajuda a facilitar esse ambiente e facilita o trabalho dos colegas de trabalho para conhecer seus colegas.

Os freelancers que não se sentem bem versados ​​na prática de negócios em rede podem se unir aos espaços e redes de coworking sem nem perceberem que estão fazendo isso. As vantagens dessas oportunidades de networking são enormes para empresas em expansão. Inúmeras startups, negócios, colaborações e acordos surgiram como resultado de interações nos espaços de coworking. O melhor de tudo é que essas interações não parecerão desconfortáveis ​​e forçadas ‘oportunidades de networking’, mas, na maioria das vezes, interações amigáveis ​​com seus colegas de trabalho que se transformam em algo maior.

O crescimento do negócio

Os espaços de coworking oferecem aos freelancers um senso de profissionalismo que simplesmente não está disponível quando se trabalha em casa. Ao oferecer salas de reunião, funcionários de secretariado e um endereço profissional de escritório, os espaços de coworking dão aos freelancers uma aparência de profissionalismo que pode ser necessária apenas para ganhar trabalho. Seja justo ou não, é muito mais provável que os clientes em potencial trabalhem com freelancers ou startups, se tiverem um ar profissional. 

Os espaços de coworking são construídos com a intenção de apoiar seus membros. Portanto, em vez de se sentirem sozinhos ou confusos, os freelancers se sentem apoiados pelo seu fornecedor no local de trabalho. Seus colegas de trabalho e gerentes de escritório não apenas ajudarão com conselhos, como também o espaço frequentemente sediará palestras e eventos de especialistas. O acesso a esses eventos e essas pessoas oferece aos freelancers a oportunidade de aprender mais sobre seus negócios e como expandir suas operações.