Share this post

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS ESPAÇOS DE COWORKING

Com toda a agitação nos espaços de coworking, decidimos fornecer uma cartilha. Abordamos o básico do coworking e as implicações para os gerentes tradicionais de escritórios e instalações.

O QUE SÃO ESPAÇOS DE COWORKING?

Entre em um espaço de coworking e você notará imediatamente que é diferente de um escritório comum. O cheiro de café fresco no ar perde apenas para a atmosfera elétrica que os ocupantes energéticos e animados trazem para o espaço. Você verá uma mistura daqueles em foco profundo em mesas particulares e outros iniciando conversas envolventes em grandes mesas compartilhadas. Esta é a cultura do espaço de coworking.

Os espaços de coworking são essencialmente espaços de trabalho compartilhados. Eles oferecem espaço de escritório acessível para quem procura escapar do isolamento de um escritório em casa ou de uma cafeteria.

Esses espaços de trabalho compartilhados oferecem um conjunto de comodidades semelhantes a escritórios, como mesas de trabalho, salas de reuniões privadas, cozinhas, café e muito mais. Muitas vezes, eles também oferecem uma comunidade. Os ocupantes normalmente são freelancers, empreendedores, start-ups e equipes pequenas que desejam aproveitar um espaço flexível.

Além da cultura, o custo é outro grande atrativo. Uma das vantagens desses espaços é a capacidade de alugar apenas o que você precisa em comparação com um escritório inteiro, o que pode ser caro. Através de vários modelos baseados em membros, os custos variam e permitem flexibilidade. Isso inclui opções de taxas diárias ou mensais. Os custos de associação também diferem dependendo de você usar uma mesa compartilhada ou desejar uma mesa dedicada.

QUEM USA OS ESPAÇOS DE COWORKING?

 

OS SUSPEITOS DO COSTUME

FREELANCERS

Os espaços de trabalho em equipe criam o melhor dos dois mundos para os freelancers: a flexibilidade de escolher seu próprio horário e horário sem o isolamento.

Esses espaços compartilhados são excelentes para freelancers. Um sentimento de comunidade é criado para aqueles que seriam forçados a trabalhar sozinhos em casa ou em uma cafeteria.

Start-ups

Start-ups apreciam a flexibilidade de espaços de coworking. Os espaços de coworking não trazem os altos custos e compromissos de um escritório tradicional. Eles também oferecem a chance de pequenas equipes interagirem com outras pessoas no espaço. Esses espaços também podem até ajudar os empreendedores a encontrar um co-fundador para iniciar, conectando as pessoas certas no momento certo.

O CONCEITO ESTÁ FUNCIONANDO BEM

Os espaços de coworking oferecem um ótimo ajuste para esse tipo de organização pequena. Existe um alinhamento inerente entre o que os espaços oferecem e os objetivos de freelancers e startups.

REPLICAÇÃO EM UM ESCRITÓRIO TRADICIONAL

Depois que as grandes organizações adotam uma nova tendência, sua progressão lógica é internalizar a prática. Veremos os gerentes de instalações e os estrategistas do local de trabalho criando espaços de trabalho em seus próprios espaços de trabalho? O fator de sucesso mais importante será a capacidade de replicar a cultura dos espaços de coworking.

O que os espaços compartilhados permitem é a verdadeira liberdade e mobilidade. A cultura é propícia à colaboração e às conversas verdadeiramente orgânicas que são despertadas. De certa forma, esse é o valor dos espaços de coworking. Eles permitem a inovação, permitindo que diferentes pessoas com habilidades e talentos únicos se conectem e colaborem.

Mas a outra vantagem é o fato de a cultura ser moldada a partir do conceito de liberdade e flexibilidade. A gênese dos espaços de coworking foi baseada no atendimento às necessidades de pequenas organizações e freelancers para se conectar. O design é apenas um aspecto. O que diferencia os espaços de coworking é a cultura. Algumas organizações podem ter espaços semelhantes em seus escritórios, mas não possuem uma cultura que incentive a flexibilidade de se levantar, mudar ou colaborar com diferentes departamentos .

COWORKING CONTINUA A CRESCER

A economia freelance está crescendo. Membros mais jovens da força de trabalho, como a geração Y ou a geração Z, estão cada vez mais se dedicando ao trabalho freelance. Quando chegarmos a 2020,  50% da força de trabalho no Brasil será composta por freelancers  (tanto em período integral quanto em período parcial). Isso, por sua vez, dará origem a mais espaços de coworking.

Além disso, os espaços de coworking são eficazes para pequenas organizações que variam de um a vários funcionários e também servem a um propósito para organizações maiores que desejam inovar.